Anita Malfatti
- Larissa Mancia
- 28 de mai.
- 1 min de leitura
Pioneira do Modernismo
Anita Malfatti foi uma pintora, desenhista e gravurista brasileira, considerada uma das figuras mais importantes e pioneiras do movimento modernista no Brasil. Educada em arte na Alemanha e nos EUA, ela foi influenciada por correntes artísticas como o expressionismo e o cubismo, que romperam com os padrões acadêmicos tradicionais.
Anita Malfatti por Galeria da Lalo e Anita Mlafatti ao 23 anos em 1912
Desde criança Anita teve o incentivo dos pais para seguir carreira artística, queriam que ela fosse professora de desenho como a mãe, que dava aulas no colégio Mackenzie. Devido a uma atrofia congênita em sua mão direita ela se tornou uma canhota involuntária.
Em 1917, Anita fez um exposição onde apresentou obras inovadoras e ousadas para a época. Apesar de receber duras críticas, especialmente de Monteiro Lobato, que condenou sua estética moderna, a exposição foi um marco na arte brasileira, abrindo caminho para a renovação cultural que culminaria na Semana de Arte Moderna de 1922.
Como uma das principais precursoras do modernismo no Brasil, Anita Malfatti desempenhou um papel essencial ao desafiar os padrões artísticos conservadores e introduzir novas formas de expressão. Sua coragem e originalidade influenciaram uma geração de artistas e intelectuais. Além de sua contribuição artística, Anita ajudou a consolidar a ideia de uma arte brasileira mais livre e conectada às tendências internacionais, marcando a história cultural de nosso país.
Confira abaixo algumas obras da artista:
Trechos retirados e inspirados no livro Extraordinárias - Mulheres que Revolucionaram o Brasil [Ed. Seguinte I 2019 ]
댓글